11.6.10

Aniversário da Brasília, Cidade "Moderna.' Mas Fracasso Modernisto?


Em 2010 Brasília, cidade capital do Brasil, celebra seus 50 anos. Inaugurado no dia 21 do Abril 1960, Brasília foi um símbolo do dinamismo brasileiro e um exemplo notável do movimento modernista de arquitectura e urbanismo.

O plano da cidade foi concebido para Lúcio Costa e o arquitecto Oscar Neimeyer desenhava os edifícios. Os dois homens foram inspirados para o arquitecto suíço Le Corbusier que priveligia uma cidade onde os automóveis são reis e os peões são esquescidos. Todos aspectos da cidade nova foram planificados com o objectivo de criar uma cidade nova, bela, higiénica e igalitarianista.

Mas, como a urbanista Jane Jacobs poderia predizer, Brasília não é a cidade perfeita. Por exemplo, o centro da cidade, o Plano Piloto, não tem bastante de residências para a classe operária, e muitas pessoas que trabalham no centro devem viajar diariamente 3 ou 4 horas pelos autocarros.

A Cidade Modernista de James Holston analisa Brasília de 1955 à 1989. Suas conclusões são pertinantes hoje.

Photos: Plano Pilato em 2000, e "Os Candangos," escultura dos trabalhadores da Brasília, com o Palácio do Planalto ao fondo.

NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.

2 comentários:

  1. Prezada Mary,
    Como foi bom ler, apreciar as imagens que você escolheu, ouvir as reportagens que se referem a locais tão caros ao meu coração...
    Sou brasileira, filha e neta de portugueses do Porto e as referências a essa terra sempre me interessam.
    Seus textos são agradáveis e abrem espaço para
    boas relexões.
    Cordialmente,
    Angela

    ResponderExcluir