24.11.10

Hoje: Lançamento do Making Waves!

Gostaria muito de vir todo o mundo no bar Bobards às 17:30 - 20 horas, 4328 rua St-Laurent no bairro português de Montreal. Há muito razões por que eu escrevi este livro, mas a razão principal se acho na notícia sobre o livro na Amazon.ca. Sua categoria é Books>History>Europe>Spain!

19.11.10

Stefan Zweig e Brásil


Estava a ler as romances de Stefan Zweig, escritor nascido na Viena em 1881. Ele suicidou-se em 1942 na Petrópolis e em sua letra de despedida ele disse algumas coisas muito simpáticas sobre seu acolhimento brasileiro.

Mas ironia! Zweg chegou no Brasil durante a ditadura Vargas. Há um ensaio muito interessante no site de Casa Stefan Zweig de Petrópolis: A invenção do paraíso no inferno do Estado Novo. Vargas não foi Hitler e seu Estado Novo não foi um estado nazi, mas eu penso que, como muito imigrantes, Zweig tinha visto as mais de coisas boas que de coisas maus em seu novo país.

Foto: Casa Stefan Zweig from Flikr, Guomao

15.11.10

Final, Meu Livro Chega!

Ironia! Os primeiros exemplares de Making Waves estavan chegada da imprensa já uma semana, mas não tive o tempo para escrever a notícia aqui!

Não esqueçam que o lançamento será quarta-feira, dia 24 do Novembro, no bar Bobards, 4328 rua St-Lawrence no Bairro Português de Montreal. Bem-vindos àos todos!


3.11.10

Em Breve: O Lançomento de Meu Livro, Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure


Dia 24 do Novembro será o dia do lançamento de meu livro Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure. Gostaria muito de vir todo o mundo no bar Bobards ás 17:30 - 20 horas, 4328 rua St-Laurent no bairro português de Montreal.

Mais das informações em breve...

Imagens: Direita: os Brasileiros no Bobards durante o Copa do Mundo
Esquerda, Parque de Portugal no Bairro Português.

1.11.10

Dilma Presidente! Uma Luta dum Quase Secúlo


A vitória da Dilma como primeira mulher presidente brasileira foi o ponto culminante duma luta que começou já mais de 90 anos. Como muitos outros país, o Brasil não acordei as mulheres a direita de votar que no século XX. Segundo O Folha online:

"O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

"Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

"A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

""Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.

"Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.

"A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra."

E hoje é Dilma-Presidente.

Já 255 anos: O Terramoto de Lisboa

Já 255 anos exatamente, as princesas da família real de Portugal tinham gostado de passar o feriado dos dias de Todos-os-Santos fora da cidade de Lisboa.
Por isso O Rei D. José e a corte tinham deixado a cidade depois de assistir a uma missa ao amanhecer. Que boa sorte para eles! Durante uma missa mais tarde--às 9 horas 30 ou 9 horas 40--um terramoto ocorreu, resultando na destruição quase completa da cidade.

Hoje é possível de vir alguns edifícios desta época antes do terramooto--o Convento da Carmo é um exemplo. Mas o plano de reconstrução da cidade é também muito visível nas ruas de Baixo, no Rossio, na Praça do Comércio. O Marquês de Pombal foi inspirado para as ideias de Iluminismo, com resultado as ruas direitas no Baixo de Lisboa, as praças com a Rossio e um sistema higiénico muito avançado.

Fotos: Direita; a ruina do Convento do Carmo
Esquerda; Lisboa pombalina