20.8.10

Há os pimentões no Mercado Jean Talon em Montreal, Mas Não Há Pimentas

Agora o Mercado Jean Talon de Montreal é cheio de muitas coisas como tomates, pêssegos, peras e pimentões. É a ceifa, que chega em fim de verão.

Masa não há pimenta: natural de Índia, esta planta não é cultivada no Canada. Mas a ceifa de pimentões é parte de uma grande história da aventura portuguesa. Os pimentões foram naturais das Américas e os Portugueses transportavam as plantas para África, Ásia e Índia. Elas são agora muito importantes na cozinha fora das Américas. Mas a pimenta, a especiaria que os Portuguese cobiçavam, não é utilizado muito na cozinha de Índia.

NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.

16.8.10

Portugal é um examplo da energia verde: The New York Times

O jornal The New York Times publicou já uma semana uma reportagem sobre as iniciativas portuguesas na energia verde. O Portugal é segundo mundial na energia eólica para proporção da produção total (Dinamarca é primeiro.) Portugal tem também os projetos ambiciosos do parque eólico em mar.

O jornal americano dá o Portugal como bom exemplo de modo de reduzir o utilização do combustível fóssil. Não haverá os vazamentos de petróleo no parque eólico em mar também!

NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.

11.8.10

Festa de Nossa Senhora do Monte na Missao Santa Cruz em Montreal

Há inúmeras histórias sobre a Senhora do Monte de Funchal na ilha de Madeira. Dizem os "antigos" que ela sempre escolheu onde queria ficar, conversava com uma pastora e resistiu aos corsários e aos espanhóis.

O dia 15 de Agosto é a festa da Nossa Senhora do Monte de povo madeirense, mas em Montreal os Portugueses e seus amigos celebram a festa o fim de semana anterior.

Por isso, o sábado, dia 7 de Agosto, muito pessoas festejavam na Missão Santa Cruz no bairro português. Tomei esta foto ás 15 horas, antes que a multidão chegava. Um dia bonito com muito sol e prazer.

NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.

6.8.10

Gaita-da-foles: Instrumento celto..e português!

Por que uma mulher como eu, nascida McGowan e casada com um Soderstrom, escreve um livre sobre os Português e seus descendentes? Uma pergunta que pergunto-me muito vezes durante os anos que escrevia Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure. Achar numa responsa clara não é fácil.

Mas hoje acho uma possibilidade de responsa: porque os Português gostam muito de gaita-da-foles, como os Escosês!



NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.

2.8.10

Boa Musica de Bomtempo: Obrigada ao Miguel


O Miguel Jalôto, amigo de minha filha Elin, me deu este hiperligaçao para o website de MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa. Ele toca o cravo--Elin e ele estavam estudantes no Conservatório no Den Haag de 1999-2003--e é musica de grande qualidade.

Eu não conheci a musica do João Domingos Bomtempo (1775-1842. ) Não sabia que ele foi considerado como o Beethoven português durante sua vida. Mas aprecio muito esta composição. YouTube tem um videoclipe de sua Requiem para Camões: infelizmente, ele é de má qualidade. Gosto muito de ouvir um melhor gravação.

Como disse um melómano sobre YouTube: "Bomtempo é um dos maiores compositores do seu tempo e, infelizmente, ainda pouco conhecido da esmagadora maioria dos portugueses. Vale a pena conhecer e divulgar a sua obra"

NB: Vossas correções ortograficas ou gramaticales serão muito bem-vindas.